Logotipo Afya
Anúncio
Medicina de Família13 julho 2023

Pesquisa com 9 mil pessoas aponta crescimento da obesidade entre jovens em 2023

Segundo o Covitel 2023, os indicadores dos fatores de risco da obesidade vem piorando no Brasil em relação ao período pré-pandemia.

Dados coletados no primeiro trimestre de 2023 e divulgados na edição de 2023 do Covitel (Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas Não Transmissíveis em Tempos de Pandemia) apontaram uma prevalência de 17,1% de obesidade em indivíduos entre 18 e 24 anos. No mesmo período de 2022 a prevalência para essa faixa etária era de 9,0%. A faixa etária com maior prevalência para obesidade foi a de 45 a 54 anos, 68,5%. 

O Covitel é resultado de uma parceria entre Universidade Federal de Pelotas (UFPel) a associação Umane, a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e a Vital Strategies. 

Saiba mais: Obesidade aumenta o risco de gestações múltiplas espontâneas?

Pesquisa com 9 mil pessoas aponta crescimento da obesidade entre jovens em 2023

Pesquisa com 9 mil pessoas aponta crescimento da obesidade entre jovens em 2023

Consumo de alimentos 

A pesquisa entrevistou 9.038 pessoas e também levantou dados sobre os hábitos de consumo de legumes e verduras, frutas, refrigerantes e sucos artificiais.  

O consumo de frutas e legumes, depois de uma queda nos índices de consumo durante a pandemia voltou a patamares similares aos pré-pandemia. O consumo desses produtos foi de 45,1% no período anterior a pandemia de covid-19, caiu para 39,5% em 2022 e voltou para 45,5% no primeiro trimestre de 2023. O mesmo tipo de variação ocorreu com o consumo de frutas. 

Já os refrigerantes e sucos artificiais tiveram uma queda por todas as faixas etárias comparando o período pré-pandemia com os dados de 2023, mas houve um crescimento no consumo nas regiões Centro-Oeste, Norte e Sudeste entre 2022 e 2023. 

Leia também: Os três principais fatores para obesidade no Brasil

Outros dados 

Além das informações sobre obesidade e consumo de alimentos, o relatório também traz informações sobre atividade física e tempo de tela; hipertensão e diabetes; sono, depressão e ansiedade; dados mais recentes sobre covid-19 e doenças respiratórias; poluição, tabagismo e consumo de álcool. 

Ele pode ser acessado através deste link

Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal PEBMED.

Autoria

Foto de Augusto Coutinho

Augusto Coutinho

Jornalista formado pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) em 2009, com extensão em Produção Editorial (UNESP) e Planejamento Digital (M2BR Academy).

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Endocrinologia