Logotipo Afya
Anúncio
Medicina de Família13 julho 2023

Pesquisa com 9 mil pessoas aponta crescimento da obesidade entre jovens em 2023

Segundo o Covitel 2023, os indicadores dos fatores de risco da obesidade vem piorando no Brasil em relação ao período pré-pandemia.

Dados coletados no primeiro trimestre de 2023 e divulgados na edição de 2023 do Covitel (Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas Não Transmissíveis em Tempos de Pandemia) apontaram uma prevalência de 17,1% de obesidade em indivíduos entre 18 e 24 anos. No mesmo período de 2022 a prevalência para essa faixa etária era de 9,0%. A faixa etária com maior prevalência para obesidade foi a de 45 a 54 anos, 68,5%. 

O Covitel é resultado de uma parceria entre Universidade Federal de Pelotas (UFPel) a associação Umane, a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e a Vital Strategies. 

Saiba mais: Obesidade aumenta o risco de gestações múltiplas espontâneas?

Pesquisa com 9 mil pessoas aponta crescimento da obesidade entre jovens em 2023

Pesquisa com 9 mil pessoas aponta crescimento da obesidade entre jovens em 2023

Consumo de alimentos 

A pesquisa entrevistou 9.038 pessoas e também levantou dados sobre os hábitos de consumo de legumes e verduras, frutas, refrigerantes e sucos artificiais.  

O consumo de frutas e legumes, depois de uma queda nos índices de consumo durante a pandemia voltou a patamares similares aos pré-pandemia. O consumo desses produtos foi de 45,1% no período anterior a pandemia de covid-19, caiu para 39,5% em 2022 e voltou para 45,5% no primeiro trimestre de 2023. O mesmo tipo de variação ocorreu com o consumo de frutas. 

Já os refrigerantes e sucos artificiais tiveram uma queda por todas as faixas etárias comparando o período pré-pandemia com os dados de 2023, mas houve um crescimento no consumo nas regiões Centro-Oeste, Norte e Sudeste entre 2022 e 2023. 

Leia também: Os três principais fatores para obesidade no Brasil

Outros dados 

Além das informações sobre obesidade e consumo de alimentos, o relatório também traz informações sobre atividade física e tempo de tela; hipertensão e diabetes; sono, depressão e ansiedade; dados mais recentes sobre covid-19 e doenças respiratórias; poluição, tabagismo e consumo de álcool. 

Ele pode ser acessado através deste link

Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal PEBMED.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Endocrinologia