Durante a 76ª Assembleia Mundial da Saúde, a OMS aprovou por unanimidade uma resolução que eleva o nível de prioridade da saúde indígena entre os países membros da organização. Através da resolução a OMS é convocada a desenvolver um plano global de ação destinado a saúde de povos indígenas.
Saiba mais: Cobertura vacinal é menor entre populações indígenas no Brasil, indica estudo

Efeitos da resolução sobre saúde indígena
A resolução propõe que a Organização Mundial de Saúde forneça suporte para o desenvolvimento de planos nacionais para promoção, proteção e melhora da saúde física e mental dos povos indígenas. Além disso, a OMS deverá agir em parceria com os países membros para definição de estratégias de melhoria do acesso à saúde da população indígena.
Aos países membros a resolução pede que eles busquem formas de integrar suas populações aos sistemas de saúde nacionais, principalmente no nível da atenção básica. Colhendo dados e desenvolvendo projetos interculturais e intersetoriais. Incluindo o incentivo para essa população ingressar nos serviços de saúde como trabalhadores.
Leia também: OMS: Na última década, 152 milhões de bebês prematuros nasceram no mundo
Questão nacional
O Brasil apresentou a resolução junto a outros países membros, em um trabalho costurado pela diplomacia brasileira. Segundo o governo brasileiro, estimasse que a população indígena no país seja de 1,5 milhão de pessoas, espalhadas em 305 povos diferentes.
Sobre o panorama brasileiro, o Secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Weibe Tapeba, comentou que: “Levar saúde para esses povos nesses locais envolve estratégias de logística, infraestrutura e modelos de provimento de profissionais que busquem a fixação de profissionais para atuar nessas condições”.
Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal PEBMED.
Autoria

Augusto Coutinho
Jornalista formado pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) em 2009, com extensão em Produção Editorial (UNESP) e Planejamento Digital (M2BR Academy).
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.