Mais Médicos bate recorde de profissionais em atuação, com mais de 28 mil médicos
Em 2023, o programa se estendeu para 744 novos municípios e todos os distritos indígenas.
O Ministério da Saúde anunciou que o Programa Mais Médicos bateu o recorde de profissionais em atuação no ano de 2023, com 28,2 mil profissionais trabalhando em benefício de mais de 86 milhões de pessoas atendidas pelo programa.
Outro fato destacado pelo ministério foi o de que 100% dos distritos sanitários indígenas agora estão sendo cobertos por atendimento médico devido ao programa. Em 2023, o programa se estendeu para 744 novos municípios.
Leia também: Revista PEBMED, da Afya, aborda o tema Medicina Hospitalista
Desistência passada
Segundo um levantamento do próprio ministério sobre a desistência de profissionais em edições passadas do programa, a falta de perspectiva profissional foi apontada como motivo em 41% das vezes. Com base nisso, a nova versão do programa introduziu oportunidade de qualificação e aperfeiçoamento, junto a novos benefícios e incentivos.
Planos para o Futuro
Para o diretor de programas da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, Felipe Proenço, o Mais Médicos também é uma estratégia de formação de especialistas, com o objetivo de que no futuro cada uma das 50 mil equipes de saúde espalhadas pelo território nacional conte com um médico especialista.
A ministra da saúde, Nísia Trindade, declarou: “Mais que dobramos o efetivo de médicos em relação ao ano de 2022. Após o desmonte da política nos últimos anos, o crescimento do Mais Médicos reflete a importância do programa para garantir o acesso à saúde dos brasileiros, principalmente nas regiões de maior vulnerabilidade. São mais de 4 mil municípios atendidos, com ênfase nas periferias e no interior do país”.
Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.