Já falamos por aqui que pacientes operados de madrugada têm mais chances de morrer. Agora, um novo estudo aponta outro risco: extubações feitas durante esse período também estão associadas a resultados piores do que aquelas feitas durante o dia.
Pesquisadores do JAMA Internal Medicine fizeram um estudo retrospectivo de diversos casos para chegar às seguintes conclusões:
- Pacientes que estiveram sob ventilação mecânica por menos de 12 horas e se submeteram a extubação durante a noite tiveram maior mortalidade na UTI (5,6% vs. 4,6%, p = 0,03) e maior mortalidade hospitalar (8,3% vs. 7,0 %, P = 0,01).
- Pacientes entubados por mais de 12 horas também tiveram resultados piores: mortalidade na UTI (11,2% vs. 6,1%, p <0,001) e mortalidade hospitalar (16,0% vs 11,1%, p <0,001).
No entanto, os pesquisadores alertam que as conclusões do estudo ainda não permitem afirmar que extubações feitas de madrugada façam mal ao paciente. Eles reconhecem que existem circunstâncias em que a retirada da ventilação mecânica durante esse período pode até mesmo conferir algum benefício.
A intenção dos pesquisadores é que o estudo faça com que os médicos sejam mais cautelosos na hora de optar pelo procedimento, até que dados mais definitivos sejam liberados.
Referências:
- Association Between Overnight Extubations and Outcomes in the Intensive Care Unit. JAMA Intern Med. Published online September 06, 2016. doi:10.1001/jamainternmed.2016.5258.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.