Logotipo Afya
Anúncio
Infectologia14 junho 2023

Primeiro caso de Candida auris é confirmado pela Secretaria de Saúde de São Paulo

O Candida auris foi identificado pela primeira vez em 2009 e, dada sua resistência aos principais medicamentos antifúngicos, ele é apelidado de superfungo.

O Hospital da Mulher da Unicamp (Caism) confirmou, no início de junho, o primeiro caso de Candida auris no estado de São Paulo. O fungo foi detectado em um paciente prematuro internado na unidade e o diagnóstico ocorreu no dia 18 de maio.  

O estado informou que medidas de contenção estão em vigor e até o momento do comunicado nenhum outro paciente ou algum funcionário teve resultado positivo para infeção pelo fungo. 

candida auris

Perigos da infecção por Candida auris 

O Candida auris foi identificado pela primeira vez em 2009 e, dada sua resistência aos principais medicamentos antifúngicos, ele é apelidado de superfungo. As consequências de sua infecção variam bastante com a idade e estado do sistema imunológico dos pacientes. 

Além da resistência aos medicamentos, o Candida auris também possui tolerância térmica (37ºC a 42°C) e adaptabilidade fora do hospedeiro, favorecendo infeções originadas através de objetos médicos contaminados, aumentando o risco de surtos hospitalares. 

Surto recente 

Em janeiro, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) identificou um surto com 11 casos da doença em Recife, entre dezembro 2021 e março 2022. Em maio deste ano, já foram identificados mais três casos no estado de Pernambuco. O primeiro surto no país ocorreu em 2020 na Bahia. 

 

Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal PEBMED.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Pediatria