Um agricultor da zona rural de Iracema está internado no Hospital São José, em Fortaleza, em estado grave diagnosticado com raiva. Esse é o primeiro caso registrado em humanos em mais de quatro anos.
Em 16 de setembro deste ano, o paciente foi mordido no pé esquerdo por um morcego hematófago. De acordo com o relatório do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Ceará, sem perceber a gravidade da ameaça, ele matou o animal e não procurou atendimento médico.
O paciente só deu entrada no hospital no dia 20 de outubro, quase um mês após o incidente, com sintomas compatíveis com os de raiva. Para certificar-se do diagnóstico, a equipe médica enviou os exames para o Instituto Pasteur, em São Paulo, que confirmou o resultado.
Veja também: ‘Medidas para profilaxia de Raiva em acidentes com cães ou gatos’
De acordo com a diretora do hospital, o paciente encontra-se no CTI em estado grave, mas estável. Como manda o protocolo, ele está sendo tratado com soro antirrábico e biopterina.
Último caso registrado
O último caso de raiva em humanos foi registrado também no Ceará, em 2012. A doença foi transmitida por um soim para um menino de nove anos, que morreu pouco depois de parada cardiorrespiratória.
Referências:
- https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/mobile/cadernos/cidade/online/ceara-registra-caso-de-raiva-humana-1.1640394
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.