No último dia 3 deste mês de dezembro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou a inclusão de eventos adversos graves na bula do medicamento Olumiant, o baricitinibe, da empresa Eli Lily do Brasil.
As alterações na bula
De acordo com a publicação da Anvisa, as informações adicionadas incluem a advertência e precaução para a ocorrência de eventos cardiovasculares adversos maiores (MACE, do inglês major adverse cardiac events) e a atualização sobre a ocorrência de tromboembolismo venoso e malignidade, incluindo linfoma.
Segundo a agência, um estudo clínico e um estudo de coorte retrospectivo que avaliou pacientes em tratamento para artrite reumatoide identificaram os eventos adversos citados.
Desta forma, os prescritores devem considerar essas informações ao avaliar os benefícios e os riscos do tratamento com baricitinibe para seus pacientes.
O baricitinibe
Este medicamento é um inibidor seletivo das enzimas JAK1 e JAK2, que já era usado no tratamento de artrite reumatoide e outras condições inflamatórias. Como a cascata inflamatória desregulada tem um papel importante na fisiopatogenia dos casos graves de Covid-19, esse fármaco despertou interesse por sua ação imunomoduladora e por sua formulação oral.
Dois estudos publicados em revistas de alto impacto mostram benefícios com o uso de baricitinibe, sugerindo que essa medicação pode ser uma nova opção terapêutica contra a doença.
Veja mais informações sobre o baricitinibe nesta publicação do Portal PEBMED!
*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED
Referência bibliográfica:
- Anvisa informa inclusão de eventos adversos graves em bula de medicamento para Covid-19. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 3 de dezembro de 2021. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2021/anvisa-informa-inclusao-de-eventos-adversos-graves-em-bula-de-medicamento-para-covid-19
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.