H.S.M., quatro anos de idade, sexo masculino, com anemia falciforme diagnosticada aos cinco meses de vida, em uso de acido fólico, hidroxiureia e penicilina V regularmente, foi levado ao atendimento de emergência pela mãe por apresentar rinorreia hialina e tosse seca há dois dias, com evolução para febre (Temp. 38,6ºC) e dor intensa em membros inferiores em região distal abaixo dos joelhos, sem sinais flogísticos.
A tosse progrediu para secretiva e esverdeada. A mãe nega ter observado na criança sinais de dispneia, dor torácica ou abdominal.
Ao exame físico, o paciente se apresenta com regular estado geral, fácies de dor, desidratado, hipocorado (3+/4+), irritado e choroso durante o exame. Normotenso, FC 108 bom, FR: 40 irpm; SatO2 96%, Tax 38oC, ACV com RCR 2T BNF e sem sopros, AR com MUVA, mas rudes, com crepitações e roncos mais intensos em HTD, observa-se presença de tiragem de fúrcula, abdome plano, ruídos hidroaéreos presentes, timpânico à percussão, tenso mas indolor, sem massas ou visceromegalias, membros inferiores com pulsos periféricos palpáveis e simétricos, sem edema.
Os principais exames laboratoriais incluíam hemoglobina 7,8 g por L, hematócrito 23,2 %, VCM 83,1 fL, HCM 25,6 pg, CHCM 34,0 g por dL, RDW 29,0%, leucócitos 19200 por mm3 com desvio a esquerda, plaquetas 300.000, hemácias em alvo, anisocitose, anisocromia e presença de depranócitos, PCR 25,2, radiografia de tórax com presença de consolidação em terço médio de pulmão direito.
[WpProQuiz 281] |
Veja mais casos clínicos:
- Caso clínico: paciente com hiperemia ocular e lacrimejamento
- Caso clínico: um importante diagnóstico diferencial das paralisias flácidas
- Caso clínico: homem com tosse e lesões no tórax há cinco dias
Retrospectiva 2019: veja os principais casos clínicos do ano!
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.