A incidência e a mortalidade do câncer de endométrio tem crescido nos últimos anos. Porém, quando o diagnóstico desta patologia é feito nos estágios iniciais da doença o prognóstico é ótimo após o tratamento cirúrgico. Visando alcançar um diagnóstico precoce e com possibilidade de tratamento para as mulheres, trago um artigo que mostra a segurança do diagnóstico de câncer de endométrio através da histeroscopia.
Leia também: Atualização em ginecologia oncológica: câncer de endométrio
O artigo foi publicado em outubro de 2021 pela Frontiers in Oncology. É uma revisão sistemática com metanálise seguindo as regras da Cochrane e teve como objetivo mostrar a segurança da histeroscopia para diagnóstico de câncer de endométrio nos estágios iniciais.
Achados sobre diagnóstico por histeroscopia
A possível disseminação de células tumorais através das trompas de falópio durante a histeroscopia sempre foi motivo de discussão e controvérsia. Neste artigo o autor mostra que não piora o prognóstico da paciente com câncer de endométrio ao realizar o diagnóstico precoce com a histeroscopia. Fica claro sua segurança, pois não existe correlação entre histeroscopia e pior prognóstico nas pacientes nos estágios iniciais de câncer de endométrio. Torna-se padrão ouro para o diagnóstico precoce desta patologia, aumentando a sobrevida e diminuindo a morbidade das mulheres.
Referências bibliográficas:
- Du Y, Xu Y, Qin Z, Sun L, Chen Y, Han L, Zheng A. The Oncology Safety of Diagnostic Hysteroscopy in Early-Stage Endometrial Cancer: A Systematic Review and Meta-Analysis. Front Oncol. 2021 Oct 21;11:742761. doi: 10.3389/fonc.2021.742761. PMID: 34745963; PMCID: PMC8566916.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.