A prefeitura do Rio de Janeiro informou que as grávidas que receberam a primeira dose da vacina contra Covid-19 da AstraZeneca poderão ser imunizadas com uma segunda dose da Pfizer a partir de hoje, 29/06/2021.
Além disso, poderão receber a segunda dose da Pfizer os pacientes que apresentaram forte reação à vacina da AstraZeneca e que o episódio foi acompanhado por profissionais de saúde.
Complicação com a AstraZeneca
A vacinação de grávidas com o imunizante da AstraZeneca foi suspensa no Rio de Janeiro após o episódio pouco esclarecido de que uma gestante teve complicações graves que levaram a óbito após a vacinação com o imunizante AstraZeneca. Após o episódio, gestantes foram recomendadas a receber as vacinas Pfizer e Coronavac apenas.
O secretário de saúde da cidade do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, se pronunciou hoje no Twitter, relatando que a Covid-19 dobrou o número de casos de morte materna, e que inicialmente, a vacinação com o imunizante AstraZeneca foi aplicado nas gestantes com comorbidades, e que, portanto, estavam no grupo de risco para evolução de forma grave da doença, com maior risco de morte.
Leia também: Vacinação da Covid-19 em gestantes e puérperas: o precisamos saber até o momento?
Decisão para aplicação da 2ª dose da Pfizer
O secretário afirmou que nove países autorizaram a imunização com AstraZeneca com doses diferentes, e que esse é o respaldo para o Conselho Científico da prefeitura autorizar a aplicação de imunizantes distintos nas grávidas.
“Se você vacinou e teve reação grave e um profissional de saúde acompanhou isso, ele pode recomendar outra vacina para segunda dose”, disse ele.
Outras cidades do Estado do Rio ainda estão avaliando se terão a mesma conduta.
Referência bibliográfica:
- Vitor Abdala, RJ: Grávidas vacinadas com AstraZeneca podem receber 2ª dose da Pfizer. Medida vale para gestantes que moram no Rio de Janeiro. Agência Brasil. 29/06/2021. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2021-06/gravidas-vacinadas-com-astrazeneca-podem-receber-2a-dose-da-pfizer
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.