A mamografia pode reduzir a incidência de tumores maiores ao detectar nódulos menores não-palpáveis, mas o que uma nova análise indica é que o exame reflete um overdiagnosis do câncer de mama. Nesse Outubro Rosa é importante refletir sobre os riscos e benefícios da mamografia.
Para avaliar o impacto da mamografia no overdiagnosis (detecção de tumores que não levarão a sintomas) do câncer de mama, pesquisadores americanos analisaram dados de base populacional da doença em mulheres com idade ≥ 40 anos, com foco no tamanho do tumor.
Dados dos períodos 1975 – 1979 (antes do exame ser oferecido a todas) e 2000 – 2002 (período mais recente disponível com informações de acompanhamento de 10 anos) foram comparados.
Veja também: ‘Quando o risco de linfedema é maior?’
A análise mostrou que a incidência de tumores pequenos (<2 cm) in situ e tumores invasivos de mama aumentaram em 162 casos por 100 mil mulheres, e a incidência de tumores grandes (≥ 2cm) diminuiu em 30 casos por 100 mil.
Supondo que a incidência de câncer de mama manteve-se estável durante o período analisado, os dados indicam que 132 casos (162 – 30) por 100 mil mulheres refletem um overdiagnosis.
E mais: ‘Revisão dos fatores de risco para o câncer de mama’
Com base nos resultados, os pesquisadores estimam que a mamografia foi responsável por menos de um terço da redução de mortalidade por câncer de mama, com o equilíbrio em função da melhoria no tratamento.
Overdiagnosis
O excesso de diagnósticos tem como consequências exames, tratamentos e até cirurgias desnecessárias, além de aumentar significativamente os custos do sistema de saúde.
O estudo aborda uma preocupação importante e não reconhecida por muitos profissionais de saúde. Lembrando que conforme revisão das Diretrizes para a Detecção Precoce do Câncer de Mama, o exame é indicado para mulheres de 50 a 69 anos e deve ser repetido de 2 em 2 anos.
Esse mês, falaremos mais sobre o câncer de mama e o Outubro Rosa. Fique ligado!
Referências:
- https://www.jwatch.org/na42453/2016/10/12/critically-assessing-risks-and-benefits-screening
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.