Logotipo Afya
Anúncio
Gastroenterologia23 novembro 2018

Spray é nova opção para tratamento da hemorragia digestiva baixa

O hemorragia digestiva baixa (HDB) atinge a região inferior do trato intestinal. Entre as causas mais comuns estão diverticulose, gastrite, câncer, etc.
Por Redação Afya
Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos. A hemorragia digestiva baixa (HDB) é o sangramento que atinge a região inferior do trato intestinal (intestino grosso, reto, ânus, etc.) Entre as causas mais comuns estão diverticulose, gastrite, câncer colorretal, fissura e hemorroida. O diagnóstico é realizado por meio de exames de colonoscopia, enteroscopia, anuscopia, entre outros. O tratamento muitas vezes requer intervenção cirúrgica, cujo objetivo é estancar a origem do sangramento (colectomia, ressecção segmentar do colon, e outras). Leia mais: Sangramento anal: o que é, causas e como diagnosticar corretamente Um novo método está em fase de desenvolvimento no Canadá e seu uso foi aprovado nos Estados Unidos pela Food and Drugs Administration (FDA); trata-se de um spray hemostático (TC-325) que age na diminuição da hemorragia. Estudos anteriores comprovaram a eficácia do produto no tratamento da hemorragia digestiva alta mas até o momento não havia pesquisas relacionadas à HDB.

Spray hemostático x hemorragia digestiva baixa

Um levantamento recente, publicado no começo de novembro no periódico Gastrointestinal Endoscopy Journal, testou a eficácia e a segurança do TC-325 em pacientes com hemorragia digestiva baixa. O estudo prospectivo, multicêntrico e randômico selecionou 50 pacientes diagnosticados com a doença, seis inclusive estavam sob terapia com antiagregantes. Os desfechos primários observados foram efeitos colaterais associados ao uso do spray hemostático; os desfechos secundários incluíram hemostase, sangramento recorrente e morte. O tempo de follow up foi de 30 dias.

Resultados

A maioria dos pacientes teve pelo menos um episódio de sangramento (96%) devido à polipectomia. No total, o spray foi aplicado como monoterapia em 25% dos pacientes, como terapia adjuvante em 42,3% dos casos e como terapia de resgate em 32,7% dos participantes. A hemostase (cessação da hemorragia) foi alcançada em 98% dos pacientes. Um participante morreu durante a pesquisa, porém as causas não eram diretamente ligadas ao spray hemostático. Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook *Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED Referências:

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Gastroenterologia