Logotipo Afya
Anúncio
Gastroenterologia29 outubro 2018

Pancreatite aguda pode aumentar riscos de câncer de pâncreas

A pancreatite aguda é uma doença causada pela litíase biliar ou, mais comumente, pelo uso excessivo prolongado de álcool.
Por Redação Afya
Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos. A pancreatite aguda é uma doença causada pela litíase biliar ou, mais comumente, pelo uso excessivo e prolongado de álcool. O tratamento, conforme a nova diretriz para atenção primária, envolve hidratação para restabelecer a perfusão, administração de antibióticos, colecistectomia ou drenagem (estes dois últimos apenas quando necessário).

Pancreatite aguda x câncer de pâncreas

De incidência frequente nos pacientes, a enfermidade pode aumentar o risco do desenvolvimento de diversas outras doenças, como por exemplo o câncer de pâncreas. Um estudo de coorte populacional e multivariado foi realizado na Suécia entre 1997 e 2013, e publicado em outubro na edição online do The American Journal of Gastroenterology, a fim de comprovar a influência da pancreatite aguda no desenvolvimento do câncer pancreático. A pesquisa contou com 49.749 pacientes diagnosticados com pancreatite aguda e 138.750 participantes sem diagnóstico para a doença. Leia mais: Pancreatite: Ringer Lactato é superior ao soro fisiológico na hidratação O levantamento acompanhou a evolução no quadro dos indivíduos e comparou os resultados dos dois grupos; o tempo de follow-up durou em média 5,3 anos.

Resultados

Ao final do estudo, um total de 769 casos de câncer no pâncreas foram registrados. Dos pacientes que receberam este disgnóstico, 536 (69, 7%) tinham histórico de pancreatite aguda. O risco de câncer de pâncreas foi bem mais elevado durante os primeiros cinco anos depois do diagnóstico de pancreatite aguda, porém diminuiu com o decorrer do tempo, alcançando um nível semelhante ao do grupo dos participantes sem pancreatite depois de mais de 10 anos. Nos pacientes com pancreatite aguda não associada a cálculos biliares, o risco de desenvolver câncer foi semelhante ao presente nos indivíduos sem pancreatite somente quando não houve registro de um segundo episódio de pancreatite aguda ou quando a doença não evoluiu para pancreatite crônica. O risco de câncer de pâncreas foi maior à medida em que a incidência de episódios de pancreatite aguda foi maior. Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook *Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED Referências:
Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo