Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.
A Cirurgia de Whipple, conhecida também como duodenopancreatectomia, foi muito questionada nos anos 60, devido a sua alta morbidade e mortalidade. Com os avanços dos cuidados pré e pós-operatórios, a cirurgia ganhou popularidade nas décadas de 80 e 90, principalmente nos casos de tumores da região peri-ampular. Atualmente, o procedimento pode ser realizado até mesmo videolaparoscopia, no entanto, um artigo recente do The Lancet indica que essa técnica pode estar relacionada a complicações mais graves.
Para chegar nessa conclusão, pesquisadores realizaram um ensaio clínico de fase 2 randomizado, duplo-cego, multicêntrico, em quatro centros da Holanda, cada um com 20 ou mais duodenopancreatectomia por ano. Os cirurgiões que participaram do estudo foram treinados na técnica de videolaparoscopia.
Cirurgia de Whipple: videolaparoscopia vs. aberta
No total, 42 pacientes com indicação benigna, pré-maligna ou maligna para a cirurgia, sem sinais de envolvimento vascular, foram randomizados para submeter-se à duodenopancreatectomia laparoscópica ou aberta. O objetivo principal do estudo foi avaliar a segurança da videolaparoscopia (complicações e mortalidade) e o desfecho primário foi o tempo para recuperação funcional em dias, definidos como:- Controle adequado da dor com apenas analgesia oral;
- Mobilidade independente;
- Capacidade de manter mais de 50% da ingestão calórica diária necessária;
- Nenhum sinal de infecção (temperatura < 38,5 °C);
- Sem administração de fluidos intravenosos.
- 5 (10%) de 50 pacientes no grupo laparoscópico versus 1 (2%) de 49 no grupo aberto (hazard ratio [HR]: 4,90; IC de 95%: 0,59 a 40,44; p = 0,20).
- Van Hilst J, et al "Laparoscopic versus open pancreatoduodenectomy for pancreatic or periampullary tumours (LEOPARD-2): a multicentre, patient-blinded, randomised controlled phase 2/3 trial" Lancet Gastroenterol Hepatol 2019; doi.org/10.1016/S2468-1253(19)30004-4.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.