Logotipo Afya
Anúncio
FormaçãoOUT 2017

Residência em uma instituição pública ou privada? Qual escolher?

A residência ou pós-graduação são os únicos caminhos a serem percorridos pelo médico para alcançar a desejada especialização e assim poder trabalhar na área que mais o agrada.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A residência médica ou pós-graduação são os únicos caminhos a serem percorridos pelo médico para alcançar a desejada especialização e assim poder trabalhar na área que mais o agrada.

Nos últimos anos os hospitais públicos, inclusive os universitários, têm sofrido com a escassez de dinheiro e o descaso das autoridades, fato esse que afetou direta e indiretamente a residência fazendo com que muitos de nós fossemos obrigados a procurar o âmbito privado para garantir uma especialização de qualidade.

Sabemos que além do academicismo nato dos hospitais universitários, os residentes oriundos dessas instituições geralmente têm completo domínio teórico e, não raro também, são familiarizados com doenças incomuns e situações complexas. Uma outra grande vantagem é o poder da decisão médica estar inteiramente nas suas mãos e você não precisar seguir uma conduta que talvez não seria fidedignamente igual a sua.

Mais do autor: ‘Conselhos para conseguir um estágio fora do país’

Entretanto, uma infraestrutura precária e a falta de insumos são questões que diariamente atrapalham nosso processo de aprendizado, muitas vezes lentificando nosso manejo de um paciente ou simplesmente nos deixando de mãos atadas frente a uma situação.

Por outro lado, a instituição privada fornece todos os recursos e elementos necessários para a condução do caso. Todavia, isso não significa que o hospital tenha muito bem configurado o papel do médico residente e é importante sempre se ressaltar suas devidas funções e objetivos.

A verdade é que quando se trata de residência médica não ha nível de administração melhor que outro. O importante é escolher uma que se adapte ao seu perfil e que, principalmente, te consolide para seus objetivos.

É médico e também quer ser colunista da PEBMED? Clique aqui e inscreva-se!

Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo