Você já conhece a Medcel? Lá, você encontra as mais recentes metodologias e simulados, e os mais completos cursos preparatórios para as provas de Residência Médica. Para dicas fresquinhas sobre RM, visite o blog da Medcel.
Confira algumas dicas da Medcel sobre os cinco assuntos em Clínica Médica mais cobrados nas provas de R1 (para visualizar as dicas completas, acesse o blog):
Um tema de saúde coletiva que você deve revisar é dengue. Aqui, deve-se saber as características de cada grupo em adultos e crianças (A, B, C, D), ficar olho nas condutas, tratamentos e diagnóstico. Outros assuntos que as questões costumam abordar são as hepatites virais, diagnóstico agudo ou crônico pelas sorologias.
2. Cardiologia: hipertensão arterial sistêmica
Classificação e como fazer o diagnóstico (paciente sem e com risco). Medicamentos de primeira linha para o tratamento e a função de cada um deles (iECA; BRA; bloqueadores dos canais de cálcio; diuréticos tiazídico). Bloqueador dos canais de cálcio diidropiridínico e um diurético tiazídico, todos em doses otimizadas, e a meta pressórica não é atingida, não esquecer de associar a espironolactona. Revisar urgência e emergência hipertensiva.
3. Cardiologia: doenças estruturais do sistema cardiovascular
Além das novidades deste ano em Insuficiência Cardíaca (IC), estenose mitral e estenose aórtica. Sobre estenose mitral, geralmente, vem com questões de paciente de meia-idade com palpitações, dispneia, sopro diastólico foco mitral em ruflar e estalido de abertura, aumento do átrio esquerdo e sobrecarga ventrículo direito. Já estenose aórtica: paciente idoso(a) com sobrecarga ventricular esquerda, sopro sistólico em foco aórtico, rude ejetivo que irradia para as carótidas. Se for mais grave, sintomas como dispneia, sincope e angina.
4. Endocrinologia: tratamento da diabetes mellitus
MEV´s (Mudanças no Estilo de Vida), lembrando que a meta glicêmica é de HbA1c abaixo de 7% e glicemia de jejum abaixo de 130 mg/dL. As questões com relação aos antidiabéticos: onde atuam, doses máximas e contraindicações. A droga de primeira linha para tratamento é a metformina, mas a escolha vai depender do risco de hipoglicemia, a tolerabilidade, os efeitos adversos e o custo.
Acolhimento à pessoa exposta, o esquema antirretroviral (ARV) para profilaxia pré e pós-exposição, rastreamento de outras IST’s, diagnóstico laboratorial, contagem de linfócitos LT-CD4+, carga viral, tratamento e eventos adversos da ARV. Também a coinfecção com tuberculose (aqui tem que ficar bem esperto em tratamento). Já das DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis): cancro mole, HPV, gonorreia, clamídia, sífilis e tricomoníase.
Gostou deste artigo? Então visite o blog da Medcel e confira as dicas completas!
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.