Logotipo Afya
Anúncio
Pediatria17 abril 2024

Estudo analisa características clínicas e laboratoriais da miosite viral 

Estudo acompanhou crianças crianças com o diagnóstico de miosite benigna aguda da infância por cinco anos na Itália
Por Amanda Neves

A miosite aguda benigna da infância ou miosite viral é uma causa frequente de dor muscular em crianças. Pode ocorrer durante ou após um quadro viral (geralmente infecção de vias aéreas superiores) e o vírus influenza tem sido mais frequentemente associado a formas epidêmicas.  

No que tange ao quadro clínico, além da mialgia em membros inferiores, é comum a dificuldade de deambular com a criança apresentado marcha atípica (larga, com pernas rígidas, na ponta dos pés). Ao exame, pode ser observado sensibilidade na panturrilha e ausência de déficits neurológicos. Aumento de creatinofosfoquinase (CPK), aspartato aminotransferase e potássio são achados laboratoriais típicos.  

O artigo Benign acute children myositis: 5 years experience in a tertiary care pediatric hospital fornece uma visão geral sobre as características clínicas e laboratoriais da miosite viral a fim de permitir melhor manejo de tal condição e evitar intervenções desnecessárias.  

Estudo analisa características clínicas e laboratoriais da miosite viral 

Imagem de freepik

Metodologia 

Trata-se de um estudo retrospectivo das crianças admitidas no Meyer’s Children’s Hospital-IRCCS em Florença e que receberam alta com o diagnóstico de miosite benigna aguda da infância no período de janeiro de 2018 a março de 2023.  

Para cada paciente, além de informações básicas da anamnese, foram analisados os achados laboratoriais e realizadas pesquisas etiológicas, testes musculares e metabólicos, quando disponíveis. Os dados foram coletados de prontuários eletrônicos.  

Resultados  

Foram analisados dados de 65 pacientes, com mediana de idade de 6,56 anos, sendo observado predomínio da miosite viral aguda nas crianças do sexo masculino, brancas e no período de inverno. A mialgia bilateral em panturrilhas foi observada em todos os pacientes e em 93,8% dos casos esteve associada à astenia e recusa à deambulação. Febre, tosse, odinofagia, coriza e vômitos foram os sintomas prodrômicos mais prevalentes.  

No que concerne aos achados laboratoriais, o valor mediano da CPK em seu pico foi de 1827 U/L e o de normalização de sete dias. Dentre os agentes etiológicos, o vírus influenza B se sobressaiu seguido pelo influenza tipo A.  

Leia também: AAP 2023: Abordagem da dor abdominal funcional na pediatria

Conclusão do estudo sobre miosite

Os resultados desse estudo remetem a importância de aventar o diagnóstico de miosite benigna aguda da infância naquelas crianças com dificuldade de locomoção em contexto de infecção do trato respiratório superior em curso ou recente e aumento de CPK. Isso porque, o diagnóstico assertivo pode evitar intervenções desnecessárias ao se considerar o seu curso autolimitado e terapêutica baseada em medidas de suporte como hidratação e analgesia.

Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Referências bibliográficas

Compartilhar artigo