Logotipo Afya
Anúncio
Cirurgia24 novembro 2022

Qual é o melhor momento para a reconstrução de ligamento cruzado anterior?

O rompimento do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é a lesão cirúrgica mais frequente em praticantes de esportes que envolvem contato físico.

Os efeitos da decisão do momento correto para reconstrução do ligamento cruzado anterior (LCA) para melhora da função e desfechos clínicos do joelho vêm sendo amplamente debatidos. A cirurgia precoce pode reduzir as complicações pos-operatórias enquanto a atrasada pode prevenir fibrose do joelho, embora possa estar associada a atrofia muscular e força reduzida.

Leia também: Quais os resultados de cirurgia de revisão de reconstrução do ligamento cruzado anterior em praticantes de futebol?

Embora algumas metanálises tenham envolvido o assunto, a maioria dos artigos estudados era de baixo nível de evidência, não havendo consenso sobre o timing correto da cirurgia de reconstrução de LCA. Foi publicada esse mês no Journal of the American Medical Association – JAMA uma revisão sistemática com o objetivo de sintetizar os últimos artigos comparando a intervenção precoce e tardia após lesão de LCA.

de ligamento cruzado anterior

O estudo

Foram selecionados todos os ensaios clínicos randomizados publicados até setembro de 2022 comparando desfechos funcionais e clínicos e complicações associadas à reconstrução precoce ou tardia do LCA. Foram pesquisadas as bases de dados PubMed, Cochrane e Web of Science.

A metanálise incluiu 972 participantes em 11 ensaios clínicos randomizados estratificados pela duração do acompanhamento. Os seguintes fatores não diferiram entre reconstrução precoce e tardio: tempo operatório (diferença média, 4,97; 95% CI, -0,68 a 10,61; P = 0,08), nova ruptura (OR, 1,52; 95% CI, 0,52-4,43; P = 0,44) e infecção (OR, 3,80; IC 95%, 0,77-18,79; P = 0,10).

Também não houve diferenças entre os grupos na amplitude de movimento, frouxidão do joelho, pontuação do Comitê Internacional de Documentação do Joelho (escala de classificação IKDC) e pontuação de Tegner. A pontuação IKDC (diferença média, 2,77; IC 95%, 1,89-3,66; P < 0,001) e pontuação de Lysholm em 2 anos de acompanhamento (diferença média, 2,61; IC 95%, 0,74-4,48; P = 0,006 ) diferiram significativamente entre reconstrução precoce e tardia.

Saiba mais: Lesões do ligamento cruzado posterior: como abordar?

Conclusão

Essa revisão sistemática concluiu que a reconstrução do LCA precoce não foi superior à tardia em relação à maioria dos fatores analisados, exceto para os escores IKDC e Lysholm. Esta informação deve estar disponível para pacientes com lesão de ACL e médicos como parte do processo de tomada de decisão compartilhada de seleção de tratamento.

Autoria

Foto de Giovanni Vilardo Cerqueira Guedes

Giovanni Vilardo Cerqueira Guedes

Editor Médico de Ortopedia da Afya ⦁  Mestre em Ciências Aplicadas ao Sistema Musculoesquelético (INTO) ⦁  Ortopedista, Cirurgião da Mão e Microcirurgião formado pelo Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad - INTO ⦁ Graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) ⦁ Fellowship em Cirurgia da Mão e Artroscopia de Punho pela International Bone Research Association - IBRA (Clínica Teknon, Barcelona, Espanha, 2022)

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Ortopedia