O uso do ácido tranexâmico surgiu como uma estratégia importante para limitar a perda sanguínea nas cirurgias ortopédicas. Seu uso nas cirurgias de substituição articular vem se tornando cada vez mais popular, especialmente nas artroplastias totais de Joelho (ATJ).
O ácido tranexâmico (AT) atua como inibidos da fibrinólise e pode ser utilizado de maneira sistêmica ou tópica, esta última podendo manter as propriedades desejadas e evitar as potenciais complicações do uso sistêmico. Ainda persistem dúvidas na literatura, entretanto acerca da dose ideal de administração utilizando o uso tópico.
Leia também: Artroscopia do joelho apresenta bons resultados após 5 anos?
Análise atual
Um artigo recente foi publicado na revista Knee Surgery, Sports Traumatology, Arthroscopy abordando este tema. O objetivo do estudo foi avaliar a dosagem ideal de ácido tranexâmico tópico considerando a eficácia e segurança para controle de sangramento após cirurgias de artroplastia total de joelho.
Foi elaborado um ensaio cínico randomizado, duplo-cego, incluindo 325 participantes submetidos à ATJ. Os participantes foram divididos em 5 grupos de 65 pacientes:
- Grupo 1: 0,5g AT;
- Grupo 2: 1,0 g AT;
- Grupo 3: 2,0g AT;
- Grupo 4: 3,0g AT;
- Grupo 5: grupo controle no qual não foi utilizado AT.
Foi avaliada a diminuição dos nos níveis de hemoglobina pós-operatória. Também foram registradas a perda de sangue calculada usando o método de Good, o débito no dreno hemovac, a frequência de transfusão e amplitude de movimento (ADM). Os níveis plasmáticos de AT e as complicações também foram avaliados.
Diferenças significativas foram observadas na diminuição dos níveis de hemoglobina entre o grupo controle e os grupos 2 (p = 0,0027), 3 (p = 0,005) e 4 (p = 0,001). Diferenças significativas na perda total de sangue e frequência de transfusão foram observadas entre o grupo controle e os grupos 2 (p = 0,004, 0,002, respectivamente), 3 (p = 0,007, 0,001, respectivamente) e 4 (p = 0,001, 0,009, respectivamente). Com relação ao volume de drenagem, não houve diferenças significativas entre os grupos.
Saiba mais: O que há de novo sobre o uso de torniquete na artroplastia total do joelho?
Os níveis séricos de TXA aumentaram proporcionalmente com a dose aplicada de AT tópico imediatamente e em 3 e 6 horas de pós-operatório. Trombose venosa profunda sintomática ou embolia pulmonar não foi observada em nenhum grupo. Outras complicações relacionadas à administração de AT não foram detectadas.
Conclusão
O estudo sugere que a aplicação tópica de 1,0 g ou mais de AT mostra controle significativo do sangramento sem uma relação dose-resposta. Portanto, para evitar a sobre dosagem e reduzir potenciais complicações com garantia da eficácia, recomenda-se o uso 1,0 g de AT como aplicação tópica.
Referências bibliográficas:
- Kim JK, Park JY, Lee DY, Ro DH, Han HS, Lee MC. Optimal dose of topical tranexamic acid considering efficacy and safety in total knee arthroplasty: a randomized controlled study. Knee Surg Sports Traumatol Arthrosc. 2021 Oct. doi: 10.1007/s00167-020-06241-9
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.