Logotipo Afya
Anúncio
Cirurgia27 fevereiro 2023

Pós-operatório de emergência: 2 ou 5 dias de antibióticos após apendicectomia?

Estudo compara resultados obtidos com diferentes abordagens do tempo de duração da antibioticoprofilaxia.

Por Raissa Moraes

A apendicite aguda é uma das emergências cirúrgicas mais comuns em crianças e adultos no mundo todo. Embora o papel da cirurgia como tratamento primário tenha sido recentemente questionada, a apendicectomia continua sendo a escolha. 

Em pacientes com apendicite complexa, a profilaxia antibiótica prolongada é recomendada após a apendicectomia. Essa categoria inclui um apêndice gangrenoso e/ou perfurado, bem como qualquer apendicite com abscesso intra-abdominal ou pélvico. Cerca de 25 a 30% de todos os pacientes com apendicite têm apendicite complexa, que está associada a um risco aumentado de complicações infecciosas pós-operatórias. 

medicamento

O que apontam os guidelines

Não há consenso sobre a duração ideal dessa antibioticoprofilaxia.  As diretrizes propõem entre 3 e 7 dias de tratamento, mas cursos mais curtos podem ser igualmente eficazes na prevenção de complicações infecciosas.  

Um estudo recente, aberto e de não inferioridade realizado em quinze hospitais holandeses, pacientes com apendicite complexa (com idade acima de 8 anos) foram designados aleatoriamente (1:1) para receber dois ou cinco dias de antibióticos intravenosos após a apendicectomia. O desfecho primário foi composto de complicações infecciosas e mortalidade em 90 dias. O desfecho principal foi a diferença de risco absoluto no desfecho primário, ajustado para idade e gravidade da apendicite, com margem de não inferioridade de 7,5%. 

Métodos

Entre 12 de abril de 2017 e 3 de junho de 2021, 13267 pacientes foram triados e 1066 foram designados aleatoriamente, 533 para cada grupo. 31 foram excluídos da análise do grupo de 2 dias e 30 do grupo de 5 dias devido a erros no recrutamento ou consentimento. A apendicectomia foi realizada por via laparoscópica em 955 (95%) de 1005 pacientes. O acompanhamento telefônico foi concluído em 664 (66%) de 1005 pacientes.  

Resultados

O desfecho primário ocorreu em 51 (10%) de 502 pacientes analisados ​​no grupo de dois dias e 41 (8%) de 503 pacientes analisados ​​no grupo de cinco dias. As taxas de complicações e reintervenções foram semelhantes entre os grupos. Menos pacientes tiveram efeitos adversos relacionados aos antibióticos no grupo de dois dias (45 [9%] de 502 pacientes) do que no grupo de cinco dias (112 [22%] de 503 pacientes). Não houve mortes relacionadas ao tratamento. 

Conclusão e mensagem prática

O estudo concluiu que dois dias de antibióticos intravenosos pós-operatórios para apendicite complexa não é inferior a 5 dias em termos de complicações infecciosas e mortalidade em 90 dias, com base em uma margem de não inferioridade de 7,5%.  Entretanto, vale ressaltar que esses achados se aplicam à apendicectomia laparoscópica realizada em um ambiente de saúde com bons recursos. 

Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Referências bibliográficas

Compartilhar artigo