O hálux valgo, conhecido popularmente em nosso meio como “joanete” é uma deformidade do hálux comum e sua prevalência aumenta com a idade. No entanto, poucos estudos compararam a eficácia da correção cirúrgica entre diferentes faixas etárias.
Um recente estudo publicado em uma revista científica de cirurgia do pé apresenta uma avaliação retrospectiva da influência da idade nos desfechos clínicos da correção cirúrgica desta deformidade.
Características do estudo
Os pacientes submetidos à cirurgia corretiva de hálux valgo em um hospital universitário foram estratificados em 2 faixas etárias: ≥ 70 anos (Grupo 1) e < 70 anos (Grupo 2). Um total de 106 pacientes foi dividido em 2 grupos iguais para comparação. Os resultados de escores clínicos, e de escores para avaliação da qualidade de vida e satisfação foram coletados no pré-operatório e novamente aos 6 meses e 24 meses de pós-operatório.
Leia também: Ortopedia e Traumatologia: avanços, desafios e oportunidades na área
Achados
Não foram encontradas diferenças entre os dois grupos de pacientes quanto às características pré-operatórias e os parâmetros clínicos. No entanto, os pacientes idosos tiveram pontuações significativamente mais baixas aos 6 meses (p = 0,001) e aos 24 meses (p < 0,001) no escore “Physical Component Summary” que avalia de maneira resumida o componente físico como parâmetro de qualidade de vida. As pontuações registradas através do uso da Escala Metatarsofalângica-Interfalangeana da American Orthopaedic Foot and Ankle Society também foram significativamente menores aos 24 meses (p = 0,026). Não houve diferença entre os 2 grupos nas taxas de satisfação dos pacientes aos 24 meses de pós-operatório (70% vs 85%, p > 0,05). Pacientes idosos apresentam melhorias significativas em seus escores clínicos 24 meses após a cirurgia, sem diferença significativa entre as taxas de satisfação com seus pares mais jovens.
Os resultados deste estudo sugerem que pacientes idosos podem se beneficiar da cirurgia de hálux valgo.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.