Logotipo Afya
Anúncio
Cirurgia20 janeiro 2025

Caso Clínico: Sinéquia Vulvar

A sinéquia vulvar é uma condição clínica benigna que acomete meninas em idade pré-púbere, relacionada ao hipoestrogenismo inerente a essa faixa etária. 

Paciente de 2 anos de idade, nascida a termo, gestação sem intercorrências, foi encaminhada pelo pediatra para investigação após exame físico da genitália. O exame relatava genitália de aspecto feminino, sem a possibilidade de visualização do introito vaginal, questionando a possibilidade de atresia vaginal. 

O exame do especialista evidenciou uma genitália feminina, com fusão/aderência dos pequenos lábios, compatível com o diagnóstico de sinéquia vulvar. Restante do exame físico sem alterações. 

O exame físico avalia as estruturas anatômicas “normais”, de fora para dentro, evidenciando a aderência dos pequenos lábios, o que é suficiente para o diagnóstico dessa condição clínica.  

Veja mais: Checklist da consulta pediátrica: o que você não pode deixar de fazer? – Portal Afya

 

HIPÓTESE DIAGNÓSTICA 

A sinéquia vulvar é uma condição clínica benigna que acomete meninas em idade pré-púbere, relacionada ao hipoestrogenismo inerente a essa faixa etária.  

Como dito acima, o diagnóstico é clínico e consiste na observação da genitália e suas estruturas anatômicas. Ao afastar os grandes lábios, os pequenos lábios se apresentam fusionados, não permitindo a visualização do intróito vaginal e suas estruturas, tais como hímen a canal vaginal.  

A avaliação dessas estruturas só é possível após a separação dos pequenos lábios, sendo normal praticamente na totalidade dos casos. 

A sinéquia vulvar geralmente é assintomática, sendo um achado no exame físico pediátrico. 

O tratamento varia conforme a clínica da paciente, envolvendo desde a observação, aplicação de medicamentos tópicos, como corticoide ou estrogênio, até a separação manual ou cirúrgica dos pequenos lábios. 

Dependendo do grau de aderência, a separação pode ocorrer até mesmo durante o exame físico (praticamente de forma espontânea, ao tracionar os grandes lábios), nos casos em que a membrana é translúcida, ou necessitar de procedimento sob sedação no centro cirúrgico, nos casos em que a aderência é mais firme, completa e espessa.  

 

Leia também em Cirurgia

Gastrosquise: abordagem cirúrgica

Efeitos da frenectomia em lactentes na amamentação: resultados de nova revisão – Portal Afya

Cesariana perimortem após lesão grave – Portal Afya

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Cirurgia