Logotipo Afya
Anúncio
Cirurgia24 outubro 2023

ACS 2023: Volvo do tubo digestivo

Na aula sobre volvo gástrico, a da Dra. Elisa Furay diferenciou a apresentação clínica do volvo gástrico em agudo e crônico.

Por Luciano Lucas

Diversos segmentos do tubo digestivo podem apresentar uma rotação caracterizada com volvo. A depender do segmento envolvido muda a propedêutica e a rotina a ser realizada. 

Na sala sobre volvo do tubo digestivo foram apresentadas nuances e aplicabilidade clínica. Na aula sobre volvo gástrico no ACS 2023, a da Dra. Elisa Furay diferenciou a apresentação clínica do volvo gástrico em agudo e crônico. Nos casos de apresentação aguda, é fundamental a descompressão gástrica que deve ir abaixo do diafragma e para isto pode ser necessário endoscopia e/ou escopia.  

O importante nos casos agudos é determinar se há algum acometimento da integridade gástrica e, portanto, a TC é exame inicial que dará diversos detalhes sobre possíveis perfurações. A endoscopia entra num contexto de exclusão e programação quando houve uma boa descompressão inicial.

ACS 2023: Insights sobre a abordagem da hérnia de hiato gigante

ACS 2023: Insights sobre a abordagem da hérnia de hiato gigante

Mas como tratar estes pacientes? 

Os casos instáveis e com suspeita de ruptura gástrica devem ser submetidos a cirurgia de urgência. No entanto aqueles com boa evolução após a descompressão serão encaminhados para um tratamento programado. Após um volvo gástrico que foi descomprimido em pacientes com grande comorbidades o tratamento pode ser endoscópico, que irá desfazer o volvo, e após realizar fixação em dois pontos. Já os pacientes que poderão ser submetidos à cirurgia, o tratamento é idealmente laparoscópico, que consiste na redução do volvo e gastropexia. 

E uma questão usualmente vista pelos cirurgiões pediátricos, mas também pode ser vista nos adultos, são as más rotações intestinais. Tema que obrigatoriamente versa sobre a embriologia, fundamental para entender a fisiopatologia. O fato de não ter sido descoberto durante a infância, não significa que um adulto não possa ter uma má rotação. As más rotações usualmente apresentam os vasos mesentéricos numa posição não convencional demonstradas no exame de imagem.  

Os volvos de delgados estão relacionados a má rotação intestinal e o tratamento nos casos agudos é a cirurgia de urgência com a realização do procedimento de Ladd. Já nos casos de apresentação crônica, são mais frequentes no adulto, com sinais intermitentes e o melhor exame a ser realizado é o exame contrastado do tubo digestivo. Quanto ao tratamento é o mesmo das crianças com a realização do procedimento de Ladd, e nos casos totalmente assintomáticos podem ser apenas observados.  

E os volvos de ceco? O que devemos fazer?  

São os segundos em frequência no caso de volvos do cólon só perdendo para o sigmoide. Lembrou de forma prática que durante uma laparotomia por volvo de ceco, sendo diagnosticado um necrose do ceco, não se deve desfazer o volvo, apenas ressecar, para diminuir o efluxo de substâncias que possam aumentar a repercussão séptica. O tratamento ideal para o tratamento de volvo de ceco é a colectomia direita, enquanto os procedimentos que não ressecam estão associados a uma maior morbidade e recorrência. 

Na última aula, porém não menos importante, o Dr. Jeffery M. Nelson, lembrou que os dados referentes a volvo de sigmoide são na sua maioria opiniões sem uma grande confirmação estatística por trabalhos. Reforçou que o tratamento ideal é a ressecção do sigmoide após 48h da distorção feita por endoscopia.  

Para levar para casa 

Os volvos são situações de urgência, mas também podem ocorrer de forma eletiva dependendo da topografia. Saber como lidar, especialmente nas situações de urgência é fundamental para um bom desfecho. De forma genérica, descomprimir e posteriormente realizar a cirurgia definitiva.  

Confira os destaques do American College of Surgeons Clinical Congress!

Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo