Como criar credibilidade para meu paciente?
Atualmente está cada vez mais desafiador se destacar no meio médico e garantir a confiança e adesão do paciente. A tecnologia de fácil alcance por meio das redes sociais permitiu que muitos pacientes busquem seus médicos por lá.
Ao mesmo tempo em que há muitos profissionais e permite uma difusão ampla de informação no meio digital, o médico também enfrenta um grande obstáculo para tentar transmitir uma boa imagem ao público. Mediante tanta oferta de profissionais, como será possível criar credibilidade para o meu paciente?
Requisitos para criar a credibilidade
Em primeiro lugar, o médico deve sempre buscar se capacitar. Isso vai desde uma boa graduação até uma especialização de qualidade, seja por meio de residências médicas ou pós-graduações bem qualificadas.
A seguir, deve-se buscar aprimorar seus conhecimentos via congressos, palestras e estudos baseados em evidências científicas, de modo a se manter atualizado, permitindo oferecer o melhor atendimento ao paciente.
Durante a consulta, o médico deve adotar postura ética e procurar uma abordagem transparente, evitando usar termos médicos muito específicos. Ao adotar uma linguagem clara, o paciente se sente mais confortável para tirar suas dúvidas e entender o que se passa com sua saúde.
Além disso, o exame físico é de fundamental importância na consulta, visto que uma das queixas mais frequentes dos pacientes é a falta de contato físico dos médicos. Um bom exame físico é requisito básico de uma consulta bem feita, contando como mais um ponto para garantir a confiança do paciente.
Leia também: Devo fazer parte de Associações e Comitês de Medicina para sucesso na carreira?
Indicação de colegas da área e avaliações
Uma boa estratégia para garantir credibilidade é o reconhecimento e indicação de outros colegas médicos, seja atendendo em um mesmo local de trabalho, o que permite um “coworking” interessante, sendo apenas informando ao paciente que o outro colega médico é um bom profissional.
Avaliações de outros pacientes em redes sociais também é um bom parâmetro que pode ajudar o paciente a escolher melhor o profissional, visto que nada mais justo do que entender o que outro paciente também pensa a respeito sobre o seu médico.
Mensagem do autor
Sendo assim, a relação médico-paciente é uma via de mão dupla. Ela deve ser pautada em transparência, clareza e confiança no conhecimento médico que está sendo transmitido, ao passo que permite que o paciente se sinta acolhido e receba os melhores cuidados necessários voltados para sua condição de saúde.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.