Logotipo Afya
Anúncio
Cardiologia10 julho 2021

Whitebook: cardiopatia na Diabetes Mellitus

Em nossa publicação semanal de conteúdos compartilhados do  Whitebook Clinical Decision vamos apresentar a Cardiopatia na Diabetes Mellitus.

Por Carol Meneses

Publicamos essa semana uma matéria com os tópicos mais importantes abordados no ADA 2021 . Por isso, em nossa publicação semanal de conteúdos compartilhados do  Whitebook Clinical Decision vamos apresentar a Cardiopatia na Diabetes Mellitus.

Baixe agora gratuitamente o Whitebook e tenha tudo sobre todas as condutas médicas, na palma da mão!

Este conteúdo deve ser utilizado com cautela, e serve como base de consulta. Este conteúdo é parte de uma conduta do Whitebook e é destinado a profissionais de saúde. Pessoas que não estejam neste grupo não devem utilizar este conteúdo.

Em nossa publicação semanal de conteúdos compartilhados do  Whitebook Clinical Decision vamos apresentar a Cardiopatia na Diabetes Mellitus.

Cardiopatia na Diabetes Mellitus

Fisiopatologia

  • Disfunção endotelial: pacientes diabéticos apresentam disfunção endotelial pela doença. Isso pode ser visto também em pacientes que apresentam intolerância à insulina ou apresentam glicemia de jejum normal, porém pós-prandial alterada;
  • Função plaquetária: pacientes com diabetes apresentam um aumento na ativação e agregação plaquetária, em parte por níveis elevados de glicose sérica;
  • Anormalidades na coagulação: diabéticos possuem níveis maiores de fibrinogênio, aumento do fator tecidual, da agregação plaquetária e da redução da fibrinólise.

Características

Pacientes diabéticos:

  • Apresentam mais infarto do que aqueles sem diabetes. As cifras podem chegar a 32%;
  • Costumam apresentar doença coronariana mais extensa e multivascular;
  • Podem apresentar doença arterial coronariana ou isquemia assintomática, ou costumam infartar com sintomas diferentes dos usuais.
Pacientes que infartam, sem história de diabetes, devem ser investigados durante a internação com dosagem de glicose sanguínea, preferencialmente em jejum e hemoglobina glicada.

Fatores de risco associados:

  • Hipertensão;
  • Dislipidemia;
  • Tabagismo;
  • Etilismo;
  • Doença renal.

Quer ser Premium no maior app médico do Brasil? Venha jogar o Jogo dos 30. Participe agora mesmo!

Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia a dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica. Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Clínica Médica