Logotipo Afya
Anúncio
Cardiologia22 fevereiro 2019

Ventilação com bolsa-máscara reduz risco de hipoxemia na intubação?

Um estudo publicado no NEJM investigou as vantagens da ventilação com bolsa-máscara (o coloquial “Ambu”) após a indução e antes da laringoscopia. Conheça os benefícios:

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

A sequência rápida de intubação (SRI) foi originalmente descrita por anestesistas como uma forma de rápido acesso à via aérea com menor risco de aspiração. O foco era em pacientes com “estômago cheio”. Com o tempo, emergencistas e intensivistas adaptaram o protocolo para as intubações de urgência, visto que muitos pacientes não estão mesmo em jejum. Em artigos anteriores, descrevemos como é a metodologia da SRI em detalhes.

Recentemente,o NEJM publicou um ensaio clínico muito interessante. A proposta dos autores foi realizar ventilação com bolsa-máscara (o coloquial “Ambu”) após a indução (hipnótico com bloqueador) e antes da laringoscopia, comparando com grupo controle, no qual a pré-oxigenação foi feita apenas antes da indução. Vantagem: maior pré-oxigenação; desvantagem: insuflação gástrica e risco de aspiração. O estudo foi multicêntrico e recrutou 401 pacientes na terapia intensiva. A idade média dos participantes foi 60 anos e a principal doença era sepse com hipoxemia e insuficiência respiratória.

Leia maisATLS 10: confira mudanças no manejo da via aérea

O resultado mostrou que houve menor risco de hipoxemia, sem risco de aspiração, no grupo que recebeu ventilação com bolsa-máscara. Com isso, a proposta desse grupo é:

Claro que como todo ensaio clínico, é necessário replicar os resultados com outros estudos. Em especial, há interesse em comparar com oxigenação passiva por cateter nasal e com VNI, outros métodos usados para melhorar pré-oxigenação e tempo de apneia.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

  • CASEY, Jonathan D. et al. Bag-Mask Ventilation during Tracheal Intubation of Critically Ill Adults. The NEJM DOI: 10.1056/NEJMoa1812405

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Medicina de Emergência