Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.
A assistência médica domiciliar, ou Home Care, é uma forma de cuidado de transição após a alta hospitalar. O objetivo é levar o paciente de volta ao seu ambiente familiar, ao mesmo tempo que um suporte mínimo é garantido às suas condições de saúde. As situações mais comuns que levam ao Home Care são:
- Dependência física completa para higiene, alimentação e cuidados da vida diária
- Gastrostomia
- Traqueostomia
- Ventilação mecânica
- Úlceras crônicas
Se você tem um paciente elegível mas está com dúvida, a tabela da Associação das Empresas de Medicina Domiciliar é muito útil para avaliar se o paciente faz jus ao benefício e qual o tipo/nível de suporte ele precisa.
Leia mais: Home care: o que é, como funciona e os desafios desse serviço
Todavia, situações contratuais nos planos de saúde e o próprio Sistema Único de Saúde (SUS) limitam o acesso desse serviço a uma parcela da população. Neste fim de semana, o PROCON-RJ conseguiu uma importante vitória na Justiça do Rio. No processo 0038771-78.2019.8.19.0001 no TJ-RJ, as operadoras de saúde estão obrigadas a prestar o serviço sob pena de multa de 100 mil reais por dia.
É verdade que a decisão é temporária, mas se confirmada em instâncias superiores será uma grande ajuda a esses pacientes com doenças crônicas e suas famílias.
É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!
Referências:
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.