Logotipo Afya
Anúncio
Cardiologia29 julho 2016

Apixabana: bom perfil de segurança para pacientes com doença renal

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos. Novo estudo derivado do famoso ensaio clínico ARISTOTLE demonstrou que o apixabana é um anticoagulante seguro para uso em pacientes com fibrilação atrial e doença renal crônica. A subanálise buscou avaliar o desenvolvimento de disfunção renal e a associação da mesma à eficácia e segurança nos desfechos após 12 meses …

Por Eduardo Moura

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Novo estudo derivado do famoso ensaio clínico ARISTOTLE demonstrou que o apixabana é um anticoagulante seguro para uso em pacientes com fibrilação atrial e doença renal crônica. A subanálise buscou avaliar o desenvolvimento de disfunção renal e a associação da mesma à eficácia e segurança nos desfechos após 12 meses de seguimento.

A partir da avaliação sérica da função renal pela dosagem de creatinina em 13869 pacientes, encontrou-se uma piora em 13,6% destes pacientes, sendo a piora determinada como uma queda de mais de 20% na taxa de filtração glomerular. Neste contexto, pacientes com piora da função renal apresentaram aumento no risco de acidente vascular encefálico ou tromboembolismo sistêmico (RR = 1,53; IC-95% = 1,17-2,01), sangramento importante (RR = 1,56; IC-95% = 1,27-1,93) e mortalidade global (RR = 2,31; IC-95% = 1,98-2,68).

Nefrolitíase – conduta médica em Urologia: baixe GRÁTIS nosso e-book!

Quando os pacientes foram randomizados nos grupos apixabana e varfarina, os pacientes em uso de apixabana apresentaram menor risco relativo de acidente vascular encefálico ou tromboembolismo sistêmico e menor risco relativo de sangramento importante. Estes benefícios do uso de apixabana em relação a varfarina foram consistentes, demonstrando nenhuma interação significativa com a piora da função renal ao longo do tempo. A eficácia e segurança também foi mantida em pacientes com função renal normal ou alterada.

Em estudo prévio, o ENGAGE-TIMI 48, o inibidor do fator Xa edoxabana apresentou aumento no risco de acidente vascular encefálico quando comparado a varfarina em pacientes com fibrilação atrial e função renal normal (apenas neste subgrupo), o que aumentou a preocupação em relação aos inibidores de fator Xa e seu perfil de segurança. No entanto, este estudo com o apixabana aponta para a direção oposta, guiando clínicos e cardiologistas na difícil tarefa de determinar a melhor decisão terapêutica para seus pacientes.

500x120-CIRURGIA

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique Aqui!

Referências Bibliográficas

  • Hijazi, Z, Hohnloser SH, Andersson U, et al. Efficacy and safety of apixaban compared with warfarin in patients with atrial fibrillation in relation to renal function over time: Insights from the ARISTOTLE randomized clinical trial. JAMA Cardiol 2016; DOI:10.1001/jamacardio.2016.1170.
  • Kato, ET MD et al. Efficacy and Safety of Edoxaban in Elderly Patients With Atrial Fibrillation in the ENGAGE AF–TIMI 48 Trial. J Am Heart Assoc. 2016; 5: e003432. Originally published May 20, 2016,doi: 10.1161/JAHA.116.003432
Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo