O Ano de 2014 foi um grande ano para medicina, tivemos diversos paradigmas quebrados, novidades e descobertas. Todavia, também tivemos notícias nem tão felizes assim como falecimentos, perdas e uma epidemia que voltou assolar o mundo.
Abaixo listaremos os principais fatos que marcaram o ano de 2014:
- Epidemia do Ebola: A epidemia do ebola assolou o oeste da África com mais de 18.000 pessoas infectadas e 6.000 mortes, incluindo casos nos EUA e Espanha. Leia mais a respeito da epidemia do ebola na série publicada em nosso blog nos dias 03/11, 05/11 e 09/11.
- Febre Chinkungunya no Brasil: Mais de 1.000 casos foram diagnosticados no Brasil. Apesar de ser uma doença similar ao Dengue, a Chinkungunya era uma doença até então desconhecida para a maioria dos Brasileiros. Leia mais a respeito no post do nosso blog do dia 14/12.
- Primeiro bebê nascido de um útero transplantado: Uma mulher (36 anos) recebeu um transplante de útero em 2013 e em setembro de 2014 deu a luz a menino. O caso foi noticiado no Lancet em outubro, e levantou diversas questões médicas éticas.
- Morrem alguns dos maiores pesquisadores de HIV/AIDS: Em julho 298 pessoas morreram na queda de um voo da Malaysian Airlines alvejado quando sobrevoava o espaço aéreo da Ucrânia. Entre os mortos estavam diversos pesquisadores de HIV/AIDS que estavam a caminho de um congresso na Austrália.
- Urso ELO traz conforto a crianças internadas: Uma iniciativa criada no Hospital Amaral Carvalho (Jaú/SP) aproximou crianças internadas para tratamento de câncer dos seus familiares e amigos. ELO é um urso de pelúcia com um sistema de gravação de mensagens que permite o envio a distância de recados de voz as crianças. Veja mais em: https://www.youtube.com/watch?v=qpv9BtDuVWo
- Adoçantes artificiais e Sal: Em setembro a revista Nature publicou um estudo apontando que o aspartame, sucarina e sucralose causavam anormalidades na glicemia de camundongos e alguns humanos, gerando um estado de intolerância a glicose. Em contrapartida, o estudo PURE publicado no NEJM no mês de agosto sugeriu que o consumo moderado é melhor para prevenção de doenças cardiovasculares do que o consumo baixo.
- Primeiro animal clonado da América Latina: Foi em fortaleza, no mês de março, onde se clonou a primeira cabra transgênica da América Latina. O animal será utilizado para produção de leite, com proteína glucocerebrosidase, utilizado no tratamento da doença de Gaucher.
- Suicídios um chamado que devemos ter atenção: As trágicas perdas por suicídio de dois atores e comediantes de sucesso Robin Williams e Fausto Fanti, trouxeram a tona novamente o debate a respeito da atenção das famílias, médicos e amigos para sinais de depressão e risco de suicídio. Uma outra face da moeda foi o suicídio assistido de Brittany Maynard. No dia 1o de Novembro, uma americana de 29 anos, encerrou a sua vida com uma dose fatal de barbitúrico prescrito por um médico. Brittany havia sido diagnosticada meses antes com um Glioblastoma estágio 4. A decisão do do Estado de Oregon em permitir o suicídio assistido levantou o debate novamente da dignidade e livre escolha das doentes graves e terminais.
- Um homem, um coração e sua obra de vida: Na sexta-feira, 14 de novembro, o Brasil perdeu um de seus mais renomados médicos, o professor Adib Jatene, ilustre cirurgião cardiotorácico e figura política importante para a implantação do SUS e desenvolvimento da saúde pública brasileira. Aos 85 anos, Adib Jatene sofreu um infarto agudo do miocárdio e não resistiu, evoluindo para óbito no Hospital do Coração de São Paulo, instituição onde se formou (pela Universidade de São Paulo), dirigiu, e onde implementou um dos procedimentos mais revolucionários da cirurgia cardíaca mundial, a correção da transposição dos grandes vasos pela técnica que levou seu nome. Leia mais a respeito no post do blog de 17/11.
- Novas drogas para tratamento de Hepatite C (e seus altos Custos): Diversas drogas foram lançadas no ano de 2014 com a promessa de cura dos pacientes infectados pelo vírus da Hepatite C, o que em pouco mais de 20 anos o tornaria raridade. Semprimivir e Sofosbuvir são os principais representantes destas novas drogas. Porém, além do sucesso de cura prometido outro ponto chamou atenção: Os altos custos dos medicamentos. Estes valores de certa maneira acabam por inviabilizar no momento o tratamento principalmente nos países mais pobres.
- Assistência Online e Telemedicina: Diversos novos serviços de consultas e esclarecimentos de dúvidas online surgiram no ano de 2014. Ainda em adequação a legislação da maioria dos países assume-se que esta seja uma tendência global da medicina. E você, está pronto para contato online e a distância com seus pacientes?
- Cinismo correlacionado com a demência: Estudos apontaram que hábitos comportamentais e psicossociais estão relacionados ao risco de demência. Os principais comportamentos são relacionados a desconfiança cínica (acreditar que ninguém se incomoda com o que acontece com você e que é mais seguro não confiar nas pessoas). Pesquisadores da Finlândia apontaram que um estilo de vida mais positivo conduz a um menor risco de demência.
- Impressora 3D e a Medicina: As impressoras 3D demonstrar grandes possibilidades no desenvolvimento de tecnologias para medicina, principalmente para criação de próteses. Um artigo publicado no JAMA em dezembro apontou os principais pontos quanto ao tema.
- Novos marcadores e testes diagnósticos: Um novo teste eletrônico é capaz de diagnosticar câncer de próstata a partir de uma amostra de urina com uma precisão aproximada de 80%. Um novo teste de DNA pré natal, não invasivo, pode ser útil para mulheres tanto com alto e baixo risco gestacional. Um novo exame sanguíneo auxilia a detecção de transtorno depressivo maior em pacientes e auxilia ao médico descobrir quais pacientes responderiam melhor ao tratamento. A detecção de uma alteração genética permite aos médicos identificar pacientes com maior risco de suicídio.
- Novo paradigma na IC: Dispomos de uma nova medicação no tratamento da Insuficiência Cardíaca com Fração de Ejeção Reduzida (ICFER). Todo estre frisson foi decorrente da apresentação do LCZ696 (molécula de valsartana e sacubitril) ou Inibidor do Receptor da Angiotensina-Neprilisina (IRAN). Esta medicação foi desenvolvida com objetivo de reduzir o risco de angioedema proporcionado pelos IECAs. Leia mais a respeito no post do blog de 12/10.
———–
Este post teve como base na Publicação do MedScape:
The Year in Medicine 2014: News That Made a Difference – Deborah Flapan; Fredy Perojo; Darbe Rotach; Emily Berry December 15, 2014
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.