Em atenção aos eventos do Dia Internacional de Combate à Homofobia e ao Dia do Orgulho LGBTQIA+, a PEBMED preparou um especial consoante as ações e políticas de saúde para essa população. Citando o excelente artigo de Loria e colaboradores:
“O afastamento das unidades de assistência é reflexo de diversos obstáculos como discriminação, constrangimento, preconceito, estigma e falta de treinamento profissional adequado para o atendimento a esses indivíduos. A heteronormatividade institucional, ou seja, a presunção da heterossexualidade como regra, tem efeitos deletérios sobre o acolhimento e o processo de cuidado da população LGBTQIA+. Assim, a sensibilização e qualificação dos profissionais acerca das especificidades LGBTQIA+ são passos fundamentais para garantir o efetivo cumprimento do direito à saúde, sendo necessário incorporar o tema aos currículos de graduação e cursos de capacitação e de educação continuada/permanente em saúde”.
Leia também: Como profissionais de saúde podem evitar reproduzir a LGBTIA+fobia?
Neste especial, preparamos um material que versará sobre as políticas públicas para população LGBTQIA+, opções de hormonioterapia, cirurgias de redesignação sexual e as barreiras ainda existentes para o acompanhamento de saúde.
Ações importantes que serão discutidas incluem:
- Combate às práticas LGBTfóbicas;
- Permissão de uso do nome social;
- Ambulatórios e enfermarias com profissionais especializados no tema;
- Disponibilização das medicações pelo SUS, como hormônios e contraceptivos;
- Aumentar o número de centros capacitados para cirurgia de redesignação sexual;
- Atendimento psicossocial universal e integral.
Referências bibliográficas:
- Loria GB, Canesin GMF, Silva GM, Amorim GHO, Melo JM, Santos LR, et al. Saúde da população LGBT+ no contexto da atenção primária em saúde: relato de oficina realizada no internato integrado de Medicina de Família e Comunidade/Saúde Mental em uma universidade pública. Rev Bras Med Fam Comunidade. 2019;14(41):1807. doi: 10.5712/rbmfc14(41)1807.
- Albuquerque GA, Garcia CL, Alves MJH, Queiroz CMHT, Adami F. Homossexualidade e o direito à saúde: um desafio para as políticas públicas de saúde no Brasil. Saúde Debate [Internet]. 2013 Jul/Set [acesso 2018 Abr 25]; 37(98):516-24. doi: 10.1590/S0103-11042013000300015
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.