O aumento do consumo de alimentos ultraprocessados no mundo serve como um catalisador para a pandemia de obesidade, pois fornece muito mais calorias. Pesquisas comprovaram uma clara correlação entre alimentos ultraprocessados e obesidade e mortalidade. Os resultados indicam que o consumo desses alimentos tem um impacto significativo na prevalência de obesidade e sobrepeso.
A ONU declarou 2016–2025 como a Década da Nutrição para enfrentar ameaças à saúde, ao meio ambiente e à segurança alimentar. O sistema NOVA classifica os alimentos pelo grau de processamento e destaca os ultraprocessados como nocivos à saúde e ao planeta.
Formulações industrializadas; bebidas adoçadas e refrigerantes; sucos de frutas e leite açucarado; salgados; bebidas energéticas; refeições prontas para consumo; almôndegas, nuggets, hambúrgueres, salsichas e outros produtos adicionados com nitritos, conservantes, etc., são frequentemente chamados de alimentos ultraprocessados (ou ainda: alimentos prontos para consumo, fast food ou comida de conveniência).
A partir deste ebook disponibilizado gratuitamente pelo Portal Afya, você poderá aprofundar seus conhecimentos sobre o impacto destes alimentos na saúde, através de uma visão global.
Veja o que o guia te traz de conteúdo:
-
Definições de alimentos ultraprocessados a partir da nutrologia
-
Evidências atuais sobre os ultraprocessados no diabetes
-
Impacto do consumo de alimentos ultraprocessados na saúde mental: uma revisão da psiquiatria
-
Relação da obesidade infantil com o consumo de ultraprocessados por crianças e gestantes
- Impacto da alimentação com estes alimentos nos distúrbios gastrointestinais
Baixe gratuitamente agora!
Autoria

Redação Afya
Produção realizada por jornalistas da Afya, em colaboração com a equipe de editores médicos.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.