Confira a imagem:

Assinale a melhor alternativa que corresponde ao diagnóstico e conduta:
AA presença de cromoníquia esverdeada, nesse caso, sugere etiologia fúngica, sendo necessário o tratamento oral.
BA presença de ceratose subungueal é observada majoritariamente no Líquen plano ungueal; a conduta mais adequada é realizar biópsia da matriz ungueal para confirmação diagnóstica e iniciar tratamento tópico com corticoterapia.
CA onicólise é a alteração patognomônica da psoríase ungueal; nesse caso, deve-se prosseguir com biópsia da matriz ungueal e instituir o tratamento com imunossupressores.
DOnicólise e ceratose subungueal são achados característicos da onicomicose e os agentes etiológicos mais envolvidos são Trichophyton mentagrophytes e Trichophyton rubrum. É recomendado o exame micológico direto, cultura para fungos e tratamento Antifúngico.
Autoria

Marselle Codeço Barreto
Médica pela Faculdade de Medicina Souza Marques e Dermatologista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Preceptora de Dermatologia e Dermatoscopia no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF-UFRJ). Possui Título de Especialista em Dermatologia e é Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Grupo Brasileiro de Melanoma (GBM) e International Dermoscopy Society (IDS).
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.




